A transparência sobre um projeto é fundamental para a prestação de contas à sociedade. A Nature Invest estabelece algumas categorias orçamentárias que servem como guia para o que precisa estar contemplado na prestação de contas. Confira:
1. Salários e Encargos Trabalhistas
Despesas com pessoal ativo, com quaisquer espécies remuneratórias, tais como vencimentos e vantagens (fixas e variáveis), subsídios (inclusive adicionais), gratificações, horas extras e vantagens pessoais de qualquer natureza, bem como encargos sociais e contribuições recolhidas para a previdência.
Exemplos: salários, férias, provisões salariais, recolhimento patronal, vale-transporte, vale-alimentação, auxílio-creche.
2. Prestação de Serviços
Despesas com a contratação de trabalhos realizados por terceiros, pessoa física ou jurídica. A prestação de serviço é uma espécie de trabalho realizado a título de aluguel de mão de obra física ou intelectual para a execução de determinada atividade.
Exemplo: serviços de manutenção (veículos, eletrônicos, eletrodomésticos), prestação de serviços de segurança, limpeza, infraestrutura, etc.
3. Consultorias
Despesas com a contratação de trabalho especializado realizado por terceiros, pessoa física ou jurídica, vinculado à entrega de produto específico.
Exemplos: consultoria de gestão empresarial, consultoria de finanças, consultoria de marketing; consultoria de logística, etc.
4. Comunicação
Investimentos em toda e qualquer atividade de comunicação interna ou externa, incluindo mídia social, rede social, plataforma e canal de marketing.
Exemplos: assessoria de imprensa, rádio, internet, jornais, revistas.
5. Aquisição de Bens e Equipamentos
Despesas com a compra de bens e de equipamentos.
Exemplos: material permanente, mobiliários, equipamentos eletrônicos, maquinistas e periféricos.
6. Obras e Construção Civil
Despesas com obras, construção, demolição, reforma ou ampliação de edificação ou outra benfeitoria agregada ao solo ou ao subsolo.
Exemplos: realização de obras, de construção, de demolição, de reforma ou ampliação de edificação.
7. Viagens
Custos de deslocamento, nacional ou internacional, para o exercício de atividades relacionadas ao interesse da organização.
Exemplos: deslocamento terrestre, passagem aérea, hospedagem, alimentação, diárias.
8. Cursos e Treinamentos
Despesas com cursos e treinamentos para a capacitação dos empregados da empresa para o melhor desempenho das suas atividades.
Exemplos: cursos, treinamentos, certificações.
9. Suprimentos
Despesas com os itens administrados, movimentados, armazenados, processados e transportados pela logística.
Exemplos: matérias-primas necessárias para fabricação de um produto; equipamentos ou peças de composição de um produto; peças de reposição de equipamentos; os produtos de um comércio/serviço; materiais de apoio da produção;
10. Seguros
Despesas de todo contrato pelo qual uma das partes (segurador) se obriga a indenizar a outra (segurado), em caso da ocorrência de determinado sinistro, em troca do recebimento de um prêmio de seguro.
Exemplos: seguro-garantia, seguro de pessoas, seguro de transportes, seguro de crédito, etc.
11.Tributos e Impostos
Despesas com a imposição de um encargo financeiro (tributo, taxas, imposto ou contribuições) sobre a empresa, pelo estado ou equivalente funcional de um estado, a partir da ocorrência de um fato gerador.
Exemplos: taxa de Emissão de Documentos, taxas do Registro do Comércio (Juntas Comerciais), taxa de Segurança contra Incêndios, taxa de Fiscalização de Estabelecimento. Impostos federais: imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ). Impostos estaduais: imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Impostos municipais: imposto sobre Serviços (ISS), imposto sobre Proprietários de Veículos. Automotivos (IPVA).
12. Despesas Administrativas
Despesas que não têm ligação direta com a produção ou com a atividade principal da empresa.
Exemplos: aluguel do imóvel da empresa; depreciação; contas de consumo — água, energia elétrica, internet, telefone; material de limpeza; material de escritório.
13. Despesas Financeiras
Despesas referentes aos valores de encargos e de juros que a empresa contraiu em empréstimos e financiamentos, e que devem ser pagas aos seus credores.
Exemplos:
Pagamento de juros, tarifas bancárias, tarifas de cartão de crédito, anuidades, etc.